A ludicidade no contexto da educação infantil
Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-style-parent:""; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman";}
O artigo foi realizado com a finalidade de refletir sobre a prática da ludicidade na Educação Infantil. Tendo como objetivos escrever conceitos, importância e a utilização da ludicidade pelos professores que trabalham com crianças neste nível escola. Enfatizando a importância desta na prática para o desenvolvimento total das crianças. A presença de atividades lúdicas pode ser responsável em transformar, modificar e renovar todo o espaço no qual funciona a Educação Infantil desenvolvendo na criança habilidades cognitivas, motoras entre outras que são necessárias para o desenvolvimento ideal da criança nesta fase.. No decorrer do trabalho abordamos um breve histórico da Educação Infantil desde a contemporaneidade onde perpassa as grandes mudanças que continuam até a atualidade e apresentaremos um projeto de ação desenvolvido na UEI- Perpétuo Socorro situada no bairro do Telegrafo na Passagem. Brotinho. Das observações e das informações angariadas neste projeto foram feitas análises das quais obtivemos resultados relacionando ao referencial teórico que fundamentou o artigo. Palavras-chave: Ludicidade. Educação Infantil. Aprendizagem e desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
Na Educação Infantil a criança certamente brinca, começa a fazer amigos, passa horas felizes convivendo com crianças e adultos que não são seus familiares. No entanto, não é apenas isso o que acontece.Até os 5 anos, a criança viverá uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor, que será tanto mais rica quanto mais qualificadas forem as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam.
Uma creche precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante,