A longo da filosofia
De
Filosofia
Nome: Yasmim Dimas Siqueira Casemiro
Série: 1º Ano B Turno: Manhã
Professor: Ailton Nº: 28
Tema: ‘ A filosofia ao longo da historia I e II’
Introdução
Apresento aqui o tema do meu trabalho ‘’A filosofia ao longo da historia I e II. Esse tema fala que a filosofia ao longo do tempo desenvolveu características que nos permitem subdividi-la em período ou etapas que pode ser apresentada a seguinte maneira: A filosofia antiga e filosofia patrística. Que os principais problemas discutidos ao longo deste período foram as relações entre a fé e a razão, a existência e a unidade de Deus, os Objetos da teologia e da Metafísica, e os problemas do conhecimento, dos universais e da individuação.
Desenvolvimento
A filosofia Antiga: Fase que compreende as etapas da filosofia Greco-romana, estendendo-se do período pré-socrático á fase helenística. Esse período desenvolveu-se, aproximadamente, entre os séculos VI a.C e VI d.C.
A filosofia Patrística: Fase iniciada com as Epístolas de são Paulo e o evangelho de são João e encerrada quando do inicio da filosofia medieval, entre os séculos I e VII.
A patrística foi o resultado do trabalho dos apóstolos (Paulo e João) e dos primeiros Padres da igreja, buscando conciliar o cristianismo com o pensamento filosófico Greco-romano, pois assim haveria melhores condições para a conversão dos pagãos. A filosofia patrística estava vinculada á necessidade da igreja de defender-se contra os ataques teóricos e morais que recebia dos antigos e á tarefa da evangelização.
Dessa forma, podemos afirmar que a patrística procurava interpretar o cristianismo mediante conceitos tomados da filosofia grega, do outro se reportava ao significado que esta ultima dá ao cristianismo. Os primeiros pensadores cristãos, ao mesmo tempo em que se