A lição de anatomia do dr. tulp
Dr. Tulp
A Lição de Anatomia do
Dr. Tulp
Introdução
Este trabalho é referente ao quadro de Rembrandt nomeado como A lição de anatomia do Dr. Tulp. Serão retratadas características da obra e suas mais diversas decodificações feitas por estudiosos desde seu aparecimento na história da arte.
Também veremos o histórico de Rembrandt, considerado um dos maiores nomes da arte europeia.
O objetivo deste trabalho é reavaliar diretamente o pintor, analisando e relacionando-o com esta obra, que é seu mais famoso quadro e também considerado o mais revolucionário.
Um retrato em grupo: A Lição de Anatomia do Dr. Tulp
Obra retratando uma aula de anatomia do doutor Nicolaes Tulp, 1632.
Esse óleo sobre tela de Rembrandt havia sido encomendado pela Associação de Cirurgiões de Amsterdã e mostra uma aula de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp. Essa obra se tornou uma das mais conhecidas entre os médicos, e o estilo barroco e os detalhes que o artista adicionou faz jus ao nome.
Observando-se sem os olhos cobiçadores de um curioso, vemos apenas um morto deitado e vários homens em volta do mesmo, sem se importarem com o ambiente que a um de fora pode parecer um pouco inóspito. Mas, com uma visão aberta, observaremos detalhes que não seriam vistos ou apreciados por ninguém que não fizesse o mesmo.
Há muitas curiosidades nesse quadro que, sem uma dica visual antes dita, não seriam notadas. Uma delas é o nome do pintor e a data de término da obra ao fundo da mesma. Rembrandt quis inovar não assinando o nome como se faz usualmente, mas sim, como quase sempre o tentava fazer nas obras: se incluindo nas mesmas.
Outro detalhe distinto é a folha que o aluno próximo ao doutor segura. Imagina-se, usualmente, que lá estejam anotados os nomes dos músculos do braço do morto, mas o que se nota é que a folha contém o nome das pessoas que se encontram na aula, sendo o nome do Dr. Tulp o primeiro.
O corpo, que havia sido dissecado, pertencia a Adriaan