Rembrandt
Fachada do Museu Rembrandt.
Na casa onde morou o pintor, entre 1639 e 1660 foi estabelecido o Museu Rembrandt em 1906, após a casa ter sido comprada pela Fundação Rembrandt. O endereço é Jodenbreestraat 4, Amsterdã.
Lá o visitante pode apreciar alguns quadros de Rembrandt e de seus pupilos, bem como cômodos com objetos usados pelo pintor, incluindo seu atelier. Um dos cômodos mais curiosos abriga a coleção de objetos de Rembrandt, incluindo crânios de animais, animais embalsamados, conchas,armaduras e outros mais, que o pintor colecionava e também utilizada em seus quadros, quando necessário
Análise da obra "A Ronda da Noite", de Rembrandt
Uma das obras mais famosas de Rembrandt, é A Ronda da Noite. Quando o quadro foi pintado (entre 1640 e 1642) foi designado "A Companhia de Frans Banning Cocq e Willem von Ruytenburch". A designação Ronda da Noite apenas apareceu no princípio do século XIX. A origem deste título surge de uma equivocação de interpretação, nessa altura, o quadro estava bastante deteriorado e obscurecido pela oxidação do verniz e as suas figuras eram quase indistinguíveis, a obra assemelhava-se a uma cena nocturna. Depois do seu restauro em 1947, onde se eliminou o verniz obscurecido, descobriu-se que o título não se ajustava à realidade, já que a acção se desenvolve de dia, na penumbra .
A obra foi uma encomenda da Corporação de ARCABUZEIROS de Amsterdão para decorar a Kloveniersdoelen, sede da companhia. A tela original era de grandes dimensões e no início do século XVIII foi cortada, com o objectivo de decorar uma sala da Câmara Municipal de Amsterdão com dimensões mais modestas. O quadro a óleo sobre tela é ainda uma obra de grandes dimensões – 363 × 437 cm.
O primeiro plano na obra é dominado pelo Capitão Frans Banning Cocq e o seu tenente Willem van Ruytenburch. A mão estendida para a frente e a boca um pouco aberta do capitão indicam-nos que está a falar. Caminha sem olhar para o tenente,