Gestão de pessoas
Gestão de Pessoas
Gestão de Pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas, empregados, funcionários, recursos humanos, para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.
Para que os objetivos da Gestão de Pessoas sejam alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional. (CHIAVENATO, Idalberto, PLT Gestão de Pessoas , p. 10)
Mudanças Organizacional
Mudança organizacional é uma transformação com intuito de melhorar a eficácia da empresa, para conseguir manter-se no mercado, satisfazer o cliente e vencer concorrentes.
“Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Ou seja, a relação entre empresas e mercados foram responsáveis pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; da atividade solitária para a atividade solidária; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras.” (http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/mudanca-organizacional-e-gestao-de-pessoas/10996/ Acesso em 24/03/13
2 – PARALELO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
O filme Tempos Modernos faz um comparativo entre a Gestão de uma Fábrica e o processo ideal de Gestão de Pessoas.
A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos básicos: 1. Pessoas como seres humanos; No filme, podemos perceber que nas indústrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das indústrias não era a pessoa e sim