A LITERATURA INFANTIL COMO MEIO DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
PENSAMENTO
AUTOR (A): ARLETE LUSIA MUEHLMANN JELINSKY
RESUMO
A literatura tem sido questionada ao longo dos tempos, pois com ela há a possibilidade de conhecerem-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e desenvolver-se o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo.
A Educação Infantil deve possibilitar às crianças situações que contemplem as diferentes linguagens de forma a garantir a apropriação dos conhecimentos sistematizados historicamente. A conquista da linguagem representa um marco do desenvolvimento humano, pois, além de expressar o pensamento, age como organizadora da própria atividade humana.
Ainda que em cada família o acesso aos materiais portadores de texto seja pequeno, as crianças têm necessariamente contato com a escrita através de placas de trânsito, folha de pagamento de seus pais, programas de TV, embalagens das compras feitas pela família, etc.
O espaço da Educação Infantil deve, então, propiciar o contato com diversos materiais escritos. Conviver com um ambiente rico de materiais de leitura e escrita é muito importante. É preciso continuidade, curiosidade e gosto, qualidades que possibilitam uma leitura com prazer e não, por obrigação. Na verdade, todos podem contribuir para o conhecimento através das leituras, ao contrário daqueles que acreditam que somente os professores são os responsáveis por esse assunto.
A família é a primeira a impulsionar o gosto pela leitura, com literatura infantil oral e as cantigas, que muito ajudará a criança a interessar-se pela escola.
A literatura não deve ser considerada como um elemento solto ou apenas acessório no cotidiano escolar, mas sim como um elemento que integra a totalidade do trabalho pedagógico e compartilhado com as demais disciplinas.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura, educação, histórias, leitura, crianças.
SUMÁRIO