A Linguagem e comunicacao
É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem.
A linguagem propriamente dita só teria começado “quando as ideias dos homens começaram a estender-se e a multiplicar-se, e se estabeleceu entre eles uma comunicação.
Por meio da linguagem, realizamos diferentes ações: transmitimos informações, tentamos convencer o outro a fazer (ou dizer) algo, assumimos compromissos, ordenamos, pedimos, demonstramos sentimentos, construímos representações mentais sobre nosso mundo, enfim, pela linguagem organizamos nossa vida do dia a dia, em diferentes aspectos. As funções da linguagem estão centradas nos elementos de comunicação. Toda comunicação apresenta uma variedade de funções, sendo uma dominante, de acordo com o enfoque que o destinatário que dar ou do efeito que quer causar no recebedor.
A ênfase num elemento do circuito de comunicação determina a função de linguagem que lhe corresponde:
ELEMENTO FUNÇÃO contexto → referencial emissor → emotiva receptor → conativa canal → fática mensagem → poética código → metalinguística
A comunicação entre as pessoas é feita de várias formas: através da fala, dos gestos, de cartas, emails, conversas em computador, dentre outras. Em todos esses casos, uma pessoa emite uma mensagem e a outra recebe.
Durante essa comunicação, vamos trocando de papel, ora sendo emissores, ora receptores.
Os jornais, as revistas, o rádio e a televisão também são formas de nos comunicar, sendo chamados meios de comunicação. Porém, com esses não temos jeito de interagir, trocando os papéis, como fazemos quando conversamos com alguém.