Fundição
Os tubos de cobre sem costura podem ser subdivididos pela sua aplicação em função de sua superfície interna e/ou externa e, basicamente, pela sua aplicação:
Lisos - Tubos para refrigeração/Ar condicionado: são tubos geralmente aplicados nas indústrias e instalações de refrigeração, que obedecem aos requisitos de normas específicas para este uso. A especificação do produto é acompanhada com máximo rigor em seu dimensionamento e tolerâncias. Disponíveis em rolos ou retos.
Aplicações gerais - Tubos para aplicações gerais: são os tubos em formato reto ou em rolos que possuem uma aplicação mais abrangente, sendo utilizados nas mais diversas aplicações industriais, estéticas e decorativas.
Aparelhos de ar condicionado doméstico, industrial, comercial e automotivo; condensadores; evaporadores; compressores; conectores elétricos, componentes de refrigeração, elétricos e decorativos; usinas de açúcar; instalações de refrigeração, hidráulica, gás e incêndio, etc.
Os tubos de cobre apresentam as seguintes características: boa resistência química, mecânica e a corrosão, fácil manuseio, pouca tendência à incrustação.
São encontrados em três classes de acordo com a espessura da parede e disponíveis nas bitolas de 15mm (½") a 104mm (4").
Aplicação de um tipo de óleo, dando aos tubos proteção temporária contra oxidação por fina camada. Indicados para instalação de água fria e quente, além de instalações para combate a incêndio por hidrante e sprinklers.
Identificados por tampões plásticos na cor amarela, são tubos de parede intermediária utilizado para instalações de gases combustíveis e medicinais.
Identificados por tampões plásticos na cor azul, são tubos de parede mais grossa, indicados para instalações industriais de alta pressão e vapor.