A linguagem utilizada nas redes sociais
Monografia apresentada ao Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas – Licenciatura, como parte do processo avaliativo para obtenção do grau de Licenciado em Letras.
Dedico este trabalho a Deus, em primeiro lugar, pois é o autor da minha vida, que me dá forças para continuar a caminhar.
Agradeço em especial minha amiga e, pela paciência e dedicação com que orientou meus passos até aqui, e a todos aqueles que fizeram e fazem parte da minha vida e que contribuíram satisfatoriamente na construção deste trabalho e que um dia se importou com meu bem-estar e com minha formação, enquanto pessoa.
RESUMO
Este trabalho tem o intuito de expor a linguagem utilizada nas redes sociais e a interferência que esta causa nas produções realizadas pelos adolescentes em sala de aula, demonstrando a trajetória da internet, sua relevância e crescimento entre as pessoas nas últimas décadas. Também aponta a maior parte das redes sociais, como: facebook, Messenger (MSN) e twitter, apontando a utilidade de cada uma destas, sua pertinência, contribuição à sociedade e a influência destes ambientes virtuais na prática de leitura e escrita no ambiente escolar. Esta pesquisa surgiu para comprovar que o hábito da escrita vem caindo em desuso, à medida que o computador se dissemina, surgindo assim uma grande preocupação entre os pais de alunos e professores, pois os estudantes passaram a utilizar uma linguagem abreviada na internet, possivelmente para poderem se comunicar com maior rapidez entre si, vindo a transcrever essas palavras nos