A LÍNGUA PORTUGUESA NAS REDES SOCIAIS
Estilistíca, Gênero e Língua
Tema: O uso da Língua Portuguesa nas Redes Sociais.
RESUMO
Este artigo tem o propósito de apresentar a todos os problemas que a Língua Portuguesa tem sofrido devido ao seu mau uso. Nota-se que a maioria dos erros são cometidos por estudantes, que deveriam estar dando uma maior importância ao uso adequado da mesma, mesmo porque, eles têm tido instruções em sala de aula diariamente em aulas de português.
A intenção deste artigo é fazer com que profissionais da área se sensibilizem com esse problema, que se encontra cada vez mais frequente em nosso dia a dia.
INTRODUÇÃO
Atualmente, a grande maioria da população estudantil tem acesso às redes sociais, isso nos prova o quanto a tecnologia tem uma enorme influência na vida de nossos estudantes, porém sabemos também o quanto a Língua Portuguesa é prejudicada com os “vícios linguísticos” utilizados erroneamente nesse mundo virtual.
O que acontece é que esse tipo de linguagem desregrada utilizada nas redes acaba surgindo efeito em sala de aula.
Resultado: “axo”, “xau”, “blz”, etc, passam a fazer parte das aulas de redação. Por que crianças e adolescente passaram a utilizar a escrita de forma errada para se comunicar nos dias atuais?
DESENVOLVIMENTO
Estudos comprovam que com o surgimento das redes sociais, a nova geração conectada a tecnologia, vem aprimorando a Língua Portuguesa a sua maneira. O propósito buscado por eles é fazer com que a escrita se torne mais rápida e funcional através de suas novas expressões.
Estudantes da FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (FUCAPI) são responsáveis pelo projeto “A revolução na linguagem escrita e falada no Brasil impulsionada pelos novos meios de comunicação.” A intenção do projeto é obter informações sobre as novas abreviações que vêm sido utilizadas nas redes sociais e como isso vem influenciando a linguagem escrita e