A Linguagem Oral Um Dos Aspectos Fundamentais De Nossa Vida
O trabalho com a oralidade assume um importante papel no processo educativo. As ações educativas tornam o processo mais eficaz ao propiciarem situações dinâmicas e envolventes, por meio das quais os alunos podem explorar e desenvolver seu instrumento comunicativo e social.
Deste modo, o professor deverá criar situações, promover atividades apropriadas e incentivar a participação das crianças por meio de atividades como conversas, discussões, poesia, dramatizações, fantoches, leitura de histórias, entrevistas, músicas,reconto de histórias, trava‐língua, debates, exposições orais, de forma a possibilitar que a criança se torne mais comunicativa e tenha uma interação maior com o grupo. Um ambiente rico em atividades expressivas incentivará o desenvolvimento da criança e por meio do incentivo e do acesso aos livros pelo manuseio, pela leitura ou contação de histórias, a criança cria o hábito e o a preço pela leitura e também desperta o interesse pela escrita. É o caminho que deve ser percorrido para se chegar ao conhecimento e a compreensão a partir dessa concepção, podemos dizer que a leitura, exerce um papel fundamental para que esse ato aconteça.
Portanto, compreender o valor da Leitura no desenvolvimento intelectual da criança, torna-se fator imprescindível, em especial, na formação do leitor, principalmente se levarmos em consideração que é através da leitura que indivíduos ampliam seu universo linguístico.
Quando abordamos aspectos cognitivos, vemos que a leitura proporciona às crianças