A Linguagem do Arcadismo
Histórico
Fundado em 1967 e com sede no município de Feira de Santana, o Movimento de Organização Comunitária - MOC surgiu a partir do trabalho social da Igreja Católica. Gradativamente, foi se tornando autônomo, mantendo, contudo, boas relações de parceria não apenas com a Igreja Católica, como com Igrejas Evangélicas.
Desde o começo, o objetivo do MOC sempre foi despertar as pessoas para os seus direitos, incentivá-las a se organizar para que, deste modo, pudessem exercer sua cidadania. A fundação do MOC, enquanto entidade autônoma, data de 1970.
A iniciativa se esboça com o desenvolvimento de atividades de apoio e fortalecimento de associações comunitárias rurais e urbanas. Neste período, motivados pelo MOC e pela Diocese de Feira de Santana, se fortalecem entidades como os Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Feira e, aos poucos, o trabalho se estende a outros sindicatos, associações e organizações da região.
A Região e suas lutas sociais ganham visibilidade com pressões e campanhas da sociedade civil organizada para a questão dos mutilados nas rudimentares máquinas do sisal e o total desamparo aos trabalhadores.
Desde então, o MOC tem contribuído para a busca do desenvolvimento integrado e sustentável da Região Sisaleira, priorizando o fortalecimento da sociedade civil organizada e ajudando para a atuação qualificada na gestão de políticas públicas.
Educação do Campo
O objetivo do Programa de Educação do Campo é contribuir na construção de uma proposta de educação de melhor qualidade, a serviço do desenvolvimento local e territorial, valorizando a identidade e a cultura, através da construção de conhecimento que sirvam para fortalecer a agricultura familiar.
O Programa atua a partir de três linhas:
• Formação Continuada de Professores do Campo - Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) a Realidade do Campo
• Formação Continuada