a leitura
Aluna: Judite koaski Mayeski Disciplina: Metodologia Cientifica
Nesse trabalho pretende-se falar da importância da leitura no dia a dia, pois ela sempre de alguma forma, está presente na vida das pessoas. Pode-se notar que os jovens em geral não estão muito interessados na pratica da leitura, pois atualmente tem-se uma gama de recursos tecnológicos a disposição deles desviando sua atenção dos livros.
Ler é uma prática básica, essencial para aprender, além disso, devemos considerar que a aprendizagem da leitura é basilar para a aprendizagem de todas as disciplinas do currículo escolar, dessa forma acreditamos que o desenvolvimento do interesse e da capacidade de leitura pode contribuir, automaticamente para o sucesso da escolarização, e da vida do sujeito fora da escola também. Percebe-se que sua grande variedade enriquece o cotidiano escolar e aprimora o desempenho individual de cada aluno. Procurou-se descobrir porque eles não gostam ou não tem o habito de ler e se estão sendo realmente motivados para gostar ou ter o habito de ler.
A atividade da leitura completa a atividade da produção escrita, promove interação entre sujeitos com sujeitos, ideais com ideais, e lugares com lugares, assim se supõe que muito mais que uma simples decodificação dos sinais gráficos ela pluraliza sua importância. A leitura não é tarefa simplesmente obrigatória, é cultura e um fator decisivo de estudo, pois ela propicia a ampliação do conhecimento, abertura de novos horizontes para a mente, o enriquecimento do vocabulário e melhor entendimento do conteúdo das obras. Compreender bem um texto não é uma atividade natural nem uma herança genética, nem uma ação individual isolada do meio e da sociedade em que se vive. Exige habilidade, interação e trabalho. Compreender não é uma ação apenas linguística ou cotidiana, é uma forma de inserção no mundo e um modo de agir sobre o mundo na