A leitura no brasil
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSOS DE LETRAS
PROFESSORA: ILZA CUTRIM
PRODUÇÃO TEXTUAL: RESENHA.
A LEITURA NO BRASIL: SUA HISTÓRIA E SUAS INSTITUIÇÕES. Regina Zilberman é Professora Dra.Titular da Puc – RS.
Márcia Miranda de Sousa
Talysson da Conceição
Raimunda Delgado
SÃO LUIS
2013
A história da leitura se deu de maneira simples de acordo com os acontecimentos das obras escritas, essa acepção embora que singela, impôs suas condições de imediato; a primeira é a de existi r a escrita, reconhecida pela sociedade e seus possíveis meios de comunicação: e a outra, é a de obras, terem se tornadas públicas, vale dizer, socializadas. É essa socialização na qual possibilita ao acesso à escrita por parte dos membros da sociedade, na qual implica por uma instituição, a escola responsável por essa função de desempenhar a tarefa de decodificar letras e alfabetizar o que corresponde à leitura, e a mesma necessita de pessoal qualificado.
Logo se vê que a história da leitura ultrapassa a da literatura, preocupada com a seqüência no tempo, de obras de cunho artístico, divididas conforme o gênero – poesia privilegiada desde o inicio, mesmo antes da história da literatura. A história da literatura adota recortes que identificam seu objeto pela nacionalidade, a língua sendo a mais freqüente. Recorre-se a fatores geográficos quando as literaturas falham como é o caso as produzidas nas Américas e a literatura confunde-se com o país ou provém do autor do texto. A história da literatura avança além do texto.
No caso uma instituição; a escola onde muitas vezes atuam indivíduos habilitados a exercer sua função de professor - o tal, não precisa estar regularmente qualificado ou titulado, mas por conta da necessidade, ou talento ou até mesmo gosto ele prepare-se para o exercício da função que o distingue.
Uma técnica: a escrita (código), reconhecida e aceita pela comunidade, para operar suas relações, a expansão da