Impactos ambientais causados pela atividade mineradora
(extração de areia) EM PORTO SEGURO-BA.
Este trabalho objetiva identificar os impactos ambientais causados pela extração de areia na área urbana de Porto Seguro-BA, no Alto de Taperapuan.
A mineração é considerada, por muitos, como uma atividade fundamental para o desenvolvimento econômico dos países, tendo em vista que os minerais são essenciais para a atividade industrial moderna. De acordo com o Ministério do Meio
Ambiente, tem importância crescente no desenvolvimento econômico e social brasileiro, em virtude de sua participação no fornecimento de insumos básicos para o processo de expansão industrial e urbana, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes as premissas do desenvolvimento sustentável.
No Brasil a mineração, de um modo geral, está submetida a um conjunto de regulamentações, onde os três níveis de poder governamental possuem atribuições com relação à mineração e o meio ambiente.
Várias atividades antrópicas vêm criando problemas ambientais como no uso do solo e subsolo, além das atividades de mineração, entre as quais se destacam: especulação imobiliária, urbanização desordenada, agricultura, silvicultura e pecuária, mais especificamente, em regime de monocultura, construção de barragens visando a geração de hidroeletricidade e irrigação, uso não controlado de água subterrânea, sendo que algumas dessas atividades são desenvolvidas de forma ilegal.
Nos países desenvolvidos, e também no Brasil, a preocupação com a preservação e a recuperação de áreas antropizadas têm levado à criação de parques, reservas públicas e privadas, estações ecológicas e áreas de proteção ambiental, sujeitos a regulamentos, planos de manejo e administração especiais.
Isso já revela algum interesse pela conservação do meio ambiente e constitui uma oportunidade para a população observar os fenômenos ambientais.
Conhecendo os processos