Índice de desenvolvimento humano
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um índice medido anualmente, utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população por meio dos seguintes critérios:
- Grau de escolaridade: é calculado através da média de anos de estudo de uma determinada população adulta e a sua expectativa de vida escolar, de acordo com o tempo que uma criança fica matriculada.
- Renda: baseada no poder de compra dos habitantes, tinha por base o (PIB), porém a partir de 2010, sua base de cálculo foi substituída pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que passa a considerar os recursos financeiros providos no exterior.
- Nível de saúde: baseia-se na expectativa de vida da população e tem por referencia as condições de saúde e a qualidade dos serviços de saneamento ambiental. Este índice que varia entre 0 e 1, ao se aproximar de 1, maior o IDH de um local.
O ranking divide os países em quatro categorias
Fatores como aumento da expectativa de vida da população e taxa de alfabetização estão diretamente associados com o Índice de Desenvolvimento Humano. Nas últimas duas décadas, o país registrou crescimento de 24% no IDH, de acordo com a ONU - passou de 0,596 em 1990 para 0,730 em 2012.
1° - Distrito Federal – 0,874
2° - Santa Catarina – 0,840
3° - São Paulo – 0,833
4° - Rio de Janeiro – 0,832
5° - Rio Grande do Sul – 0,832
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Geografia Humana do Brasil - Geografia do