Dez dicas para implementar um plano de contingência
Dez dicas para implementar um plano de contingência
Dentre as ações que os CIOs devem tomar para manter as operações funcionando diante de uma crise, estão a atualização de todos os contatos, treinamento de funcionários para trabalho remoto e teste das aplicações baseadas na web
Com o crescimento do registro de casos com diagnóstico positivo da gripe suína, aumenta também a necessidade de um plano de continuidade de negócios que garanta, efetivamente, a operação da companhia em qualquer circunstância ou adversidade.
As discussões trazidas à tona pela epidemia podem ser boas oportunidades para os departamentos de TI renovarem seusprojetos de contingência e reconquistarem a confiança dos seus clientes internos. Seguem dez dicas de como desenvolver ou reativar um plano para continuidade de operações:
1- Fique calmo
Adote o comportamento que quer ver nos seus funcionários. Continue a ser produtivo e aumente seus estoques de água engarrafada e higienizador para mãos. “O que os líderes de TI devem fazer é manter o negócio rodando normalmente, mas melhorar as práticas de higiene pessoal”, afirma Richard De Lotto, analista principal para bancos e indústria financeira do Gartner. “Outras pessoas vão seguir o exemplo dado por altos executivos”, diz.
2- Envolva todo o time de executivos no planejamento de continuidade de negócios
Se preparar para uma pandemia não é uma questão de tecnologia, mas de negócios. “A tecnologia da informação não precisa estar à frente desse processo porque trata-se de mais do que fazer backup dos dados”, explica David Potterton, vice-presidente de pesquisa global da IDC Financial Insigths. “Líderes seniores de negócios é que precisam estar à frente da questão. Você precisa entender qual é o seu sistema mais importante e isso é uma questão de negócios, não de tecnologia.
3- Atualize e teste seus contatos
Muitas empresas passaram por cortes nos últimos seis meses. Por isso, as listas de funcionários e as formas de contatá-los