Super vulcões
Agora se isso acontecesse nos dias de hoje, qual seria os efeitos? Com certeza nos traria grande problemas.. Os geólogos e vulcanólogos vivem em constantes pesquisas, pois um continente inteiros poderia ser destruído, trazendo conseqüência para o mundo todo.Qual seria a real chance de um Supervulcão nos dias de hoje? E quais problemas poderiam ser trazidos? Os países estão sempre em treinamento para guerras, epidemias e até terrorismo. É praticamente impossível se fazer uma previsão de algo tão grandioso e numa escala inimaginável e quais conseqüências poderiam trazer.
Monte Santa Helena- Washington
Em 1980 ele despertou-se depois de extinto a mais de 120 anos, sua força foi de uma bomba atômica a cada segundo, lançou uma gigantesca nuvem de sedimentos vulcânicos há 20km de altura na atmosfera.. foi a explosão mais violenta da história da Terra nos EUA. Mais de 25 anos depois e a região ainda não se recuperou.
Porém não é nada comparado do que pode ocorrer com uma super explosão.
O que é uma super explosão?
O maior estrondo que já se viu, um explosão vulcânica maior que todas as outras e com um alcance de destruição capaz de atingir a população mundial.
Outra característica de um super vulcão é a invisibilidade, pois um vulcão comum tem aquele formato clássico de cone, o Monte Santa Helena é um exemplo disso.
Já o supervulcão possui uma estrutura achatada difícil de detectar, as vezes nem sabemos que ele esta lá.. ele é melhor detectado após sua primeira erupção , quando a câmara subterrânea é derretida, deixando para trás no solo uma abertura chamada de caldeira.. essa caldeira é tão espessa que as vezes só pode ser identificada no espaço !
Já foram encontrados SV na Indonésia, na Nova Zelândia e na América do Sul. a maioria dos SV estão extintos a muito