Geologia
SuperVulcões.
BAURU
2014
SuperVulcões
Trabalho apresentado à disciplina de Geologia ministrada pelo Prof. M. Emanuel Katz como requisito para composição da média final.
BAURU
2014
1 INTROdução
O vídeo da DescoveryChannel mostra a história da super erupção que aconteceu há 74 mil anos na Indonésia, tirando a vida de milhares de pessoas no começo da raça humana. Cientistas hoje estudam as possibilidades de uma futura explosão do Yellowstone que pode deixar milhares e milhares de mortos. O super vulcão pode ser caracterizado como uma grande explosão que pode destruir toda a civilização. Eles são alimentados por piscinas gigantes de magma que se formam no subsolo. Geólogos tinham estimado que levaria entre 100.000 a 200.000 anos para uma piscina de magma de um super vulcão criar pressão suficiente para entrar em erupção. Porém, o novo estudo sugere que os corpos de magma gigantes só podem existir para alguns milhares de anos, ou mesmo algumas centenas, antes de explodir. Como exemplo dissopodemos citarum reservatório de magma aseis quilômetros abaixo do Yellowstone que vem crescendo a uma taxa recorde desde 2004.
BAURU 2014
2 cOMENTÁRIO
Os supervulcões podem ter erupções monstruosas, nunca presenciadas por seres humanos modernos. Seu poder de destruição é inacreditável e agora os cientistas calculam que podemos estar sob a ameaça mortal muito antes do que imaginávamos. Nos Estados Unidos, onde existe um supervulcão debaixo do Parque Nacional de Yellowstone, se ele entrar em erupção, dois terços do país ficariam completamente inabitáveis.
Os especialistas estimavam que supervulcões entram em erupção com acúmulo de magma de milhares de anos, supervulcões são alimentados por “piscinas”