Supervulcões
Imagem de satélite do Yellowstone, Estados Unidos. Imagem de Yellowstone, Estados Unidos.
Imagem de satélite do Lago Toba, Indonésia. Imagem de satélite do Lago Taupo, Nova Zelândia.
Imagem de Laacher See (Lago Laach), Alemanha.
Imagem de satélite de Campi Flegrei, Itália.
Um supervulcão refere-se a um vulcão que produz os maiores e mais volumosos tipos de erupções na Terra; são vulcões com potencial de gerar catástrofes globais e extinção em massa; entretanto o volume total de magma expelido dessas erupções variam.
Há 74 mil anos na Indonésia uma super erupção vulcânica rebentou na Terra que formou uma nuvem de cinzas vulcânicas cobrindo uma área de 3 mil km que desencadeou um Inverno vulcânico no Planeta.
A cratera deste super vulcão era maior do que a cidade de Londres.
É possível que uma futura super erupção vulcânica se origine em Yellowstone e mate mais gente no mundo do que todos os outros vulcoes todos
Se amanha acontece-se uma super erupção as consequências seriam catastróficas. A área do tamanho de um continente seria devastado e isso daria efeitos negativos no mundo todo por muitos anos.
Uma super erupção vulcânica é o maior estrondo do mundo é uma explosão vulcânica maior que todas as outras e com um alcance tão grande que pode afetar a população mundial. Alem da Magnitude a invisibilidade também é uma das características de um super vulcão. Um vulcão tem um clássico cone vulcânico como por exemplo o Monte Sta. Helena por outro lado um super vulcão tem uma superfície achatada difícil de detetar.
Por vezes um super vulcão é melhor detetada apos a erupção quando a camara subterrânea desmorona-se deixando uma cratera, denominando-se caldeira.
Essa caldeira é tão extensa que por vezes só é identificada no espaço.
Pensa-se que uma futura super erupção dará origem a um supervulcão em Yellowstone porque este