PILAS
5.
5.1- Atividade vulcânica explosiva.
5.2- Antes da erupção a profundidade era de cerca de 700m, mas depois era inferior a 500m, pois com a erupção vulcânica o magma libertado (lava) solidificou e ficou depositado no fundo oceânico.
5.3- O vulcanismo ativo existe nos açores devido ao facto de o arquipélago estar localizado na intersecção de três placas litosféricas (Norte-americana, Euro-asiática e Africana) e de ser de origem vulcânica (vulcanismo intraplaca).
5.4- C)
5.5- Através de estudos do centro de vulcanologia da universidade dos açores e de depoimentos da população (neste caso pescadores).
5.6- Ao monitorizar os vulcões mais ativos, estamos a prevenir em caso de erupção, danos na paisagem e nas populações como escoadas de lava, projeção de piroclastos, libertação de gases tóxicos, sismos vulcânicos e tsunamis.
5.7-
6.
6.1- Erupções de Tambora e de Toba.
6.2- A fração de radiação transmitida diminui com a intensidade da erupção.
6.3- Como a erupção é muito intensa e em geral mais rápida não tem tempo para transmitir tanta radiação.
6.4- As explosões explosivas são em geral as mais perigosas, dão menos tempo de reação as populações por perto do que as efusivas. Os principais perigos são:
* Projeções violentas de piroclastos que podem destruir edifícios e/ou estradas, causar incêndios problemas oculares, perigo para a aviação civil e/ou militar, etc.;
*Libertação de gases tóxicos que podem causar envenenamento, intoxicação ou asfixia.
6.5- Um supervulcão é um vulcão capaz de produzir uma erupção vulcânica com um material ejetado com maior volume que 1.000 km 3. Consegue fazer erupções milhares de vezes maior do que as normais. Os supervulcões podem ocorrer quando o magma no manto sobe para a crosta através de um hotspot , mas é incapaz de romper a crosta. Podem também formar-se limites de placas convergentes (neste caso o Toba ) e localizações continentais hotspot (por exemplo, a Caldeira Yellowstone).
6.6- Se