A LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS
RESUMO: Esta pesquisa como objetivo refletir sobre a leitura nas séries iniciais, apresentando-a como instrumento que auxilia no desenvolvimento da capacidade leitora e escritora da criança. Reconhecer a importância da leitura e incentivar a formação do hábito de ler na idade em que todos os hábitos se formam, é um dos principais objetivos desta pesquisa. A metodologia utilizada foi bibliográfica com uma abordagem qualitativa. Após estudo pode-se concluir que a leitura é imprescindível para a aprendizagem eficaz da escrita, bem como a formação leitores críticos e participativos na sociedade.
Palavras chaves: Leitura. Escrita. Alfabetização.
1 INTRODUÇÃO
Um dos múltiplos desafios a ser enfrentado pela escola é o de fazer com que os alunos aprendam a ler corretamente. Isto é lógico, pois a aquisição da leitura é imprescindível para agir com autonomia nas sociedades letradas, e ela provoca uma desvantagem profunda nas pessoas que não conseguiram realizar essa aprendizagem. (SOLÉ, 1998, p32).
Pode-se pensar que atualmente, quando o sistema educacional é acessível para todos os cidadãos, não caberia falar de situações de analfabetismo maciço, como podia ocorrer a algumas décadas. Entretanto, os dados estatísticos afirmam que isso ainda ocorre.
A preocupação que estas estatísticas podem provocar agrava-se ainda mais quando se acrescenta a elas os dados relativos aos números de analfabetos funcionais, pessoas que, apesar de terem frequentado a escola e tendo aprendido a ler e a escrever, não podem utilizar de forma autônoma a leitura e a escrita nas relações sociais. Os dados indicam que nas sociedades ocidentais, o fenômeno o do analfabetismo funcional, longe de diminuir, aumenta a ritmo regular. Por outro lado, as frequentes referências da mídia aos poucos aficionados pela leitura existente em nosso país e a publicação de estatísticas de venda de livros e de jornais também constituem claro expoente de que não se