A importancia da leitura nas series iniciais
Nascimento, D. S. do; Sena, E. L. da S.; Oliveira, K. N. K. de;*Miranda, G.A.
¹daitds@hotmail.com; ²leialimasena@hotmail.com;³ karlinha.nunes@hotmail.com, *gustavomiranda@faculdadedasamericas.com
Faculdade das Américas
Resumo
O artigo pretende discutir a importância da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental para a aquisição de conhecimento, para a formação social e para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita (e a leitura) desde o âmbito familiar. Acredita-se que o processo de aquisição da leitura por meio da literatura de contos e fábulas infantis tem importância fundamental na construção de um indivíduo autônomo e inserido cultural e socialmente. O objetivo desta pesquisa é ressaltar a importância da literatura infantil em sala, utilizando como estratégia os contos de fadas e as fábulas. A metodologia utilizada para realização deste projeto foi uma abordagem bibliográfica, a partir de diferentes tipos de artigos, de textos e livros. A conclusão caminha no sentido de que a leitura, num contexto geral, irá contribuir significativamente na construção do indivíduo, despertando nele o gosto e o encantamento por este universo fantástico que é a leitura.
Palavras-Chave: Leitura. Literatura. Contos.
1. Introdução:
Segundo Giesen & Campos (2011), a linguagem é uma habilidade construída socialmente, ou seja, está presente em nossas vidas desde a infância.
A comunicação está ligada diretamente com a linguagem, e as primeiras experiências ocorrem por meio de relações interpessoais com familiares ou professores. Através dos estímulos recebidos pela linguagem, a criança passa a conhecer o mundo, interferir e fazer parte dele.
Tomando como base as sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), vê-se que:
O trabalho com a oralidade pode ser realizado por meio de atividades que permitam os alunos tanto ouvir quanto falar, justificando-se assim a importância da interligação entre a oralidade