A lei de terras e a desigualdade social n
É possível apresentar um argumento que explique em parte o mundo atual, mas isso não pode ser feito sem uma grande e minuciosa pesquisa. Aproximar questões do século XXI e de meados XIX não é nada cuidadoso e seriamente enganoso. Especialmente utilizando apenas umas poucas referências.
Tal atitude abre brecha, por exemplo, para justificativas/interpretações do tipo “é uma questão histórica” (leia-se: “é assim mesmo, sempre foi assim [e provavelmente não vai mudar]”). Enquanto historiador é preciso compreender que existem elementos (diacrônicos) que ainda hoje nos fazem voltar ao passado, mas não podemos jamais ignorara a historicidade e particularidades históricas de cada momento (sincrônico), mesmo os atuais. Se a diferenciação de pessoas existe desde o passado, enquanto historiador, é preciso buscar entender como esse tipo de diferenciação se efetiva de acordo a cada contexto. O historiador pode (com os devidos cuidados) esclarecer o que apresenta de comum, mas deve especialmente apresentar o que tema naquele contexto tem de particular.
O segundo ponto extremamente problemático É preciso uma dedicação maior para que o trabalho tenha um padrão de TCC. Vi apenas uma referência que indiquei em um email no começo da orientação. Na verdade você