a jornada do heroi
Outro tema que se aproveita de eventos atuais é o esporte como ferramenta de inclusão social, motivado pela Copa das Confederações, pela Copa do Mundo e pela Olimpíada no Brasil. Temas assim estão entre os favoritos do Enem, por isso outra temática possível é a tecnologia como transformadora da educação. Em todos os assuntos, espera-se que o aluno proponha soluções com base em argumentos consistentes e mostre-se um cidadão com bom senso e preocupado com o seu País.
A participação do jovem na sociedade
Os protestos no Brasil em 2013, que surgiram inicialmente para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, ganharam força com a participação dos jovens e servem como mote para a redação no Enem. Espera-se que o aluno mostre argumentos que apontem o jovem como agente transformador que, além de ter consciência cidadã, intervém com ações práticas.
Além da questão dos protestos, a professora Marina Loureiro, do Curso Miguel Couto, recomenda que o candidato cite outras ações, como a participação do jovem como eleitor e a importância do voto consciente. Outro caminho possível é mostrar ações concretas de grupos voluntários formados por jovens, que prestam solidariedade a outros grupos. Marina ressalta que, nos dois ou três parágrafos de desenvolvimento, entre a introdução e a conclusão, é necessário apresentar mais de um argumento concreto que mostre o jovem como agente transformador da sociedade.
O esporte como ferramenta de inclusão social
Motivado pela Copa das Confederações neste ano, pela Copa do Mundo em 2014 e pela Olimpíada em 2016