A Itália Renascentista e o Espírito Crítico do Homem Moderno
Marcelle Alessandra Sousa Costa2
RESUMO: Este artigo pretende mostrar o que o Renascimento significou para a sociedade europeia da época, dando ênfase ao Renascimento Italiano, quando começou, suas principais características, enfocando mais no humanismo, nessa descoberta que o homem faz de si mesmo e da natureza, seu comportamento crítico e racional que chama a atenção no Renascimento. Merece destaque também como é dividido as fases do Renascimento por que a Itália passou, bem como seus principais representantes à cada período, e suas obras mais famosas. As contribuições que a cultura renascentista trouxe para o período moderno da história e para a sociedade atual, inclusive no Brasil, e os principais países por onde o Renascimento se disseminou pela Europa, e seus maiores representantes e suas obras.
Palavras-chaves: Renascimento; Itália; Humanismo; Razão; Arte.
Introdução Quando se fala em Renascimento, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a dos grandes artistas e suas principais obras. Mas o que talvez pouca gente sabe é que a Renascença na Europa, principalmente na Itália, gerou um impacto enorme na sociedade do período moderno, e persistiu ainda no período contemporâneo não apenas nas artes visuais, mas também na arquitetura, na engenharia, na música, nas ciências, etc. E é isso que este artigo pretende mostrar. Este artigo vai abordar o que foi o movimento renascentista, suas características, onde o movimento aconteceu, dando ênfase ao Renascimento Italiano, e sua contribuição da história para a modernidade e para a nossa civilização atual.
Origem do termo e suas características “A palavra Renascença significa nascer de novo ou ressurgir”.3 Renascimento ou Renascença são dois termos utilizados para designar o período entre fins do século XIV e meados do século XVI. Contudo, não se tem um consenso dessa cronologia por parte de alguns historiadores. Este período da história