A cultura renascentista
Introdução
Neste trabalho realizado no âmbito da disciplina de História A, iremos falar sobre o desenvolver da arte nos séculos XV e XVI. Falaremos no Classicismo e no seu progresso, da arte Renascentista e das suas características, e como tais formas de arte influenciaram Portugal. Iremos ainda falar sobre o Homem da época, do ser crítico que assumiu ser, do seu individualismo e o homem antropocêntrico e como influenciou os séculos referidos.
Valorização da antiguidade clássica
Os artistas dos séculos XV e XVI experienciaram momentos únicos, que lhes permitiu abrirem portas para um novo mundo: reconhecimento geográfico e reconhecimento da natureza e das suas leis. O Classicismo, surgiu então nesta altura, nas cidades italianas sendo estas fortes impulsionadoras do progresso e ainda fonte de inspiração cultural. O Classicismo baseava-se na memória dos gregos e dos romanos, destacando-se assim Petrarca, um verdadeiro inspirador do humanismo.
Fig.1 - Francisco Petrarca (1304-1374)
Fig.2 - Museu de Bevedere
O interesse pelo legado clássico não se esgotou na procura das obras escritas. Materializou-se da mesma forma através da paixão pela arqueologia. A paixão por Roma e o Sul de Itália ou Sicília, mobilizou os homens da cultura e as altas esferas da igreja que fundaram os museus. Júlio II