Escassez do mundo moderno
Síntese do Tema 1 – Recursos Escassos Capital, terra e trabalho, ao lado do conhecimento tecnológico e capacidade empresarial, constituem recursos de produção escassos. Deles resultam os bens e serviços que são oferecidos à sociedade para a solução de suas necessidades e desejos ilimitados.
UNIP
Prof. Ms. Cesário
1/26
Economia
Tema 2 NECESSIDADES ILIMITADAS
UNIP
Prof. Fauzi Timaco Jorge
2/26
Economia
Este aspecto requer uma análise igualmente detalhada e sistematizada, dada a sua importância e vinculação com o equacionamento do problema econômico. Uma primeira questão a responder diz respeito ao volume de necessidades que possamos ter. Evidentemente, um ser humano que vive numa comunidade moderna tem necessidades diversas e em maior quantidade do que alguém que vivia na Idade Média. Uma volta por uma das alas comerciais de um shopping center das grandes metrópoles ou meia hora de televisão comprovam facilmente esta afirmação.
UNIP
3/26
Economia
Além deste aspecto temporal – hoje o mundo é completamente diferente do que em tempos passados – há que se considerar que, somado ao volume, também a composição das necessidades varia entre habitantes de uma metrópole e de uma pequena cidade do interior do Estado. Em que pese a diversidade entre volume e composição das necessidades humanas, é possível detectar várias características comuns: elas podem ser
coletivas ou individuais e, dentre estas, absolutas ou relativas.
Vejamos cada uma destas características com mais detalhes:
UNIP
4/26
Economia
Necessidades coletivas Aí estão enquadradas as necessidades que todo grupo sente, tais como a necessidade de segurança, de defesa, necessidade de educação, de saneamento básico, do cuidado com a saúde etc.. Estas necessidades são supridas em parte ou totalmente pela ação do Estado.
UNIP
5/26
Economia
Necessidades individuais Compreendem basicamente dois grupos: o das necessidades
absolutas do ser