Cap Tulo 3 O Renascimento Cultural
1. Explique a importância das obras de arte para o historiador
A importância das obras de arte para os historiadores é que ela é capaz de revelar o que ela tem de mais essencial. Uma mudança cultural de grandes proporções pode significar um abalo na estrutura econômica e social, e em todo o sistema de valores e maneiras de viver de uma população, essa mudança são dadas por experiências vividas que , em consequência, gera surgimento de novos valores e comportamentos, maneiras de ver o mundo, crer, pensar e de explicar fenômenos da sociedade e natureza, assim essa mudança também interfere nas obras de artes, que retratam para o historiador as características da época.
2. Você certamente passou por experiências que foram importantes na sua vida. Cite um exemplo e explique como essa experiência contribuiu para que você mudasse de opinião sobre um certo assunto.
3.O Renascimento cultural foi resultado de novas experiências. Quais foram elas? O Renascimento se deu pelo desenvolvimento do comércio e da vida urbana, junto com o contato com regiões e povos não europeus, multiplicação de comerciantes e de artesãos especializados na cidade, assim novas experiências foram capazes como o aumento dos grupos sociais, desenvolvimento do comércio e artesanato, maneiras de viver diferentes para os camponeses, nobre e clérigos.
4. A cultura renascentista está ligada exclusivamente a uma classe social? Explique A nova cultura renascentista estava ligada aos grupos sócias urbanos, pois estes “ajudaram” a cultura renascentista
5. Na mentalidade medieval, o ideal de homem não coincidia com a concepção que se tinha do homem. Qual era o resultado dessa contradição? O homem fundamentava-se na concepção de graça, santidade, superação dos pecados da alma. Mas o conceito de homem estava estabelecido na sua perversão, ou seja, condição de pecador. Assim, resultando em um pessimismo em relação a vida e ao mundo. A verdadeira vida e plena realização do ser humano só