Filosofia
A etimologia de moderno parece ser o advérbio latino "modo", que significa "agora mesmo", "neste instante", "no momento", portanto designando o que nos é contemporâneo, e é este o sentido que moderno capta, opondo-se ao que é anterior, e traçando, por assim dizer uma linha de divisão entre os dois períodos.
O conceito de modernidade está sempre relacionado para nós ao "novo" àquilo que rompe com a tradição. Trata-se, portanto, de um conceito associado quase sempre a um sentido positivo de mudança, transformação e progresso.
Grandes transformações no mundo europeu dos sécs. XV-XVI como a descoberta do novo mundo (Américas); surgimento de importantes núcleos urbanos em algumas regiões, principalmente na Itália (Florença); desenvolvimento de atividade econômica, sobretudo mercantil e industrial.
2) Por que a ideia de "modernismo" tem frequentemente para nós um sentido positivo?
O pensamento moderno talvez seja mais fácil de ser compreendido por nós, pelo fato de estarmos mais próximo dele do que do antigo e do medieval, e por sermos ainda hoje, de certo modo, herdeiros dessa tradição. Por outro lado, às vezes é mais difícil tomarmos consciência e explicitarmos as características mais fundamentais daquilo que nos é mais familiar, exatamente porque nos acostumamos a aceitá-lo como tal. . Uma noção fundamental está, entretanto, diretamente relacionada à modernidade: a ideia de progresso, que faz com que o novo seja considerado melhor ou mais avançado do que o antigo.
3) o que significa humanismo?
O humanismo representa o surgimento de uma nova alternativa de pensamento, um estilo e uma nova temática. O humanismo rompe com a visão teocêntrica e com a concepção filosófico-teologica medieval, valorizando o interesse pelo homem considerado em si mesmo. É a valorização do individuo, ou da subjetividade, como lugar da certeza e da verdade, e origem dos valores, em oposição à tradição, isto é, ao saber