A Invenção do Trabalhismo
Alexandre Marcondes Filho é considerado um disseminador da política estado novista. Ele todos os dias ocupava o microfone do programa “Hora do Brasil”. Seu objetivos era promover um discurso político, a fim de propagar a política trabalhista de Getúlio Vargas de Norte a Sul do Brasil. O rádio e a imprensa escrita foram importantes instrumentos de divulgação.
“Durante praticamente todo o seu período ministerial – de janeiro de 1942 a julho de 1945 – Marcondes falou semanalmente pelo rádio, realizando mais de duzentas palestras”. (Gomes, pág. 229).
Dessa forma, os meios de comunicação intensificaram a política do Estado Novo. A propaganda era maciça, onde pequenas chamadas eram feitas a cada três minutos. Vários programas foram usados para melhor propagar a política atual. Crônicas de interesse nacional, eram criadas para melhor fixar “o cuidado da propaganda oficial em combinar os meios de difusão escrita e falada.” (Gomes, pág. 230).
“As palestras se dirigiam a um público específico e analfabeto.” (Gomes, pág. 230). O trecho mostra que a retórica usada por Marcondes, objetivava atingir a um grande público sem instrução e carente de informação. Assim, ficava ainda mais fácil manipular a grande massa.
“O rádio fora o meio considerado mais conveniente para a realização desta obra de esclarecimento dos trabalhadores de Norte a Sul do país.” (Gomes, pág. 231).
Marcondes utilizava-o por considera-lo um canal mais rápido. Por meio do rádio as dificuldades de comunicação entre os outros estados, devido a distância territorial, diminuía satisfatoriamente.
“Foi com o Estado Novo que teve início uma série de comemorações oficiais, que procuravam destacar certas datas, envolvendo a população em um calendário festivo.” (Gomes, pág. 235).
O trecho acima mostra que a criação de datas festivas facilitavam a aproximação entre o poder