A invenção da Psicanálise
A INVENÇÃO DA PSICANÁLISE
Este filme é um documentário que reconstrói a história da psicanálise, relatando a trajetória da vida de Sigmund Freud que foi pai e criador da psicanálise. Vem com a história desde o seu nascimento, os estudos feitos pelo mesmo e a evolução de sua teoria. Era um médico neurologista que buscou uma ciência que pudesse explicar e tratar doenças de caráter psicológicos.
O documentário abrange em seu conteúdo as modificações da sociedade Vienense, e de toda a Europa naquela época com as diversidades econômicas e políticas vigentes; e como Freud e seus seguidores enfrentaram todos esses percalços para a construção da psicanálise.
Com a invenção da psicanálise Freud enfrentou muitas dificuldades e os preconceitos com as suas teorias no campo acadêmico e médico, para alcançar um mínimo de aceitação. Também por ser judeu foi perseguido tendo vários de seus livros queimados em praça pública, a ponto de fugir com sua mulher e filha com a ajuda de Maria Bonaparte para Londres, onde deu prosseguimento as suas obras.
Como médico neurologista Freud, mostrou interesse em aprender e desvendar mistério, que através das aulas de Charcot usava a hipnose para mostrar que a histeria é uma neurose funcional.
Freud ficava fascinado pelo teatro de histeria a ponto de mudar seus conceitos pelo assunto. Cria assim uma nova ligação entre a histeria e a sexualidade, usando sua teoria para descobrir suas feridas originais.
Através da psicanálise os sintomas histéricos podiam ser externalizados através da verbalização, causando alívio e melhorias nos sintomas histéricos.
Freud fez da clínica um laboratório, onde novas descobertas foram feitas, nascendo assim a psicanálise, vindo com Tabus que são desmistificados e novos são criados, além de discursões severas sobre sua teoria, havendo assim grande resistência das pessoas para a mesma.
Pelo grande desejo de tornar a psicanalise uma ciência, Freud continua seus estudos e reúne um