A invençao da psicanalise
Disciplina: Psicologia Jurídica
Professor: Marcos Klipan
Acadêmica: Maria Aparecida S.Satin
ATIVIDADE: ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “ A INVENÇÃO DA PSICANÁLISE”.
O documentário mostra muito material fotográfico e vídeos raros como o de Jung descrevendo seu primeiro encontro com Freud e relato de Ernest Jones, como também as últimas imagens de Freud em seu apartamento em Viena, pouco antes do exílio em Londres, feitas por Marie-Bonaparte, neta de Napoleão Bonaparte. Traz ainda a única gravação em áudio da voz de Freud em entrevista à BBC de Londres em 07 de dezembro de 1938. Mostra, detalhadamente, a trajetória da psicanálise, desde seu nascimento até as direções tomadas no período após a morte de Freud, associando-a aos fatos históricos de cada época. Todo o filme é comentado por Elisabeth Roudinesco e Peter Gay, biógrafo de Freud. (fonte internet)
A análise desse documentário é bastante interessante, relata a vida de Freud como psicanalista, sua busca incessante por respostas, uma trajetória de descobertas e decepções, esses relatos nos remete a refletir sobre as dificuldades encontradas naquele momento histórico, as lutas de um estudioso em busca de conhecimento na Europa do século XIX. Onde encontrou numa sociedade marcada pela descrença na cura das doenças ligadas ao cérebro.
Freud Ficou conhecido por ser um médico prático, tinha contato direto com seus pacientes, ele acreditava na cura através do estudo da fisiologia do cérebro. Nesta época o predomínio intelectual era o empirismo cientifico que tinha como meta a mediar e observar os pacientes, diferente o que predominava até então que era o misticismo e o romantismo que teve predominância entre os cientistas daquele inicio de século.
È possível perceber através do documentário que o grande objetivo de Freud era encontrar um meio de aliviar o