A invensão da Psicanalise
Sabina finalmente consegue controlar seus impulsos e até mesmo se formar em psicologia. O interesse entre ela e Jung vai além de interesse profissional ou de uma amizade, e apesar de amar sua mulher ele acaba tendo um caso com ela. Quando a amizade entre os dois teóricos vai decaindo, Freud usa esse romance contra Jung. A partir daqui, o que parece vermos é que grande parte das teorias é criada a partir da necessidade de virar uma arma contra o outro. As únicas teorias isentam parecem vir de Sabina que é pega no fogo cruzado dos dois.
Apesar do péssimo poster, que parece indicar um triângulo amoroso entre os três, o filme não se trata disso. Menos ainda, pela maior exposição de Knightley tem no poster, se trata da vida dela. A história é sobre a relação entre Freud e Jung, e talvez os dois pudessem criar teorias interessantes sobre quem criou a arte.
Em UM MÉTODO PERIGOSO, temos o caso de Sabina Spielrein (Keira Knightley), que aparece no filme com crises de histeria. Utilizando o método da conversa de Freud, Jung encontra aos poucos os motivos que a levaram a chegar àquela situação. Depois de descoberto e aceito o problema de Sabina, Jung e a jovem ficam amigos e depois amantes. Seu histerismo vai logo embora depois que ela descobre e assume o prazer que sente em apanhar. E Jung, como bom sujeito que é, faz o favor de dar-lhe umas boas palmadas e chicotadas antes ou durante o ato sexual. Para a alegria da moça.