A inserção da contabilidade nas teorias das decisões
DECISÕES
A necessidade de decisão ocorre quando existe uma situação diferente da que desejamos e temos mais de um caminho a seguir. Da mesma forma ocorre nas organizações.Nas organizações, as decisões são tomadas pelos tomadores de decisão, os gerentes ou administradores e os contadores com um papel importante como responsáveis pelo levantamento e pela informação de dados que são o suporte para as decisões.
PROBLEMA COMO UMA OPORTUNIDADE DISFARÇADA
Problema é algo que põe em perigo a capacidade da organização em alcançar suas metas, e oportunidade é algo que oferece chance de se superarem as metas.
CATEGORIAS DE DECISÃO
Existe três categorias de decisões distintas, interdependentes e complementares. São denominadas Decisões Administrativas, Estratégicas e Operacionais.
· Decisões Administrativas
As decisões administrativas dizem respeito à organização (estruturar as relações de autoridade e responsabilidade, os fluxos de trabalho,etc.) e à obtenção e desenvolvimento de recursos (matéria prima, o treinamento e desenvolvimento de pessoal e o financiamento de pessoal).
· Decisões Estratégicas
São as decisões tomadas levando-se em consideração o ambiente organizacional interno e externo.
· Decisões Operacionais
Estão relacionadas com a maximização da rentabilidade das operações. As principais áreas de decisões são: apropriar recursos às diversas áreas funcionais e linhas de produção (por meio de orçamento), programar operações, acompanhar a execução,etc.
TIPOS E CARACTERÍSTICAS DE DECISÃO
· Decisões Programadas.
Estes são problemas rotineiros e, por isso, previamente decididos pela organização e não pelo gerente.
· Decisões não Programadas
Os problemas cujas decisões são mais importantes e não estão programadas, talvez pela sua anormalidade ou por exigirem mais cautela.
· Certeza
Ocorre quando se conhece a meta a ser alcançada, dispõe de informações precisas, mensuráveis e confiáveis sobre o