Artigo - A importância da utilização das Ciências Contábeis para o fortalecimento do Processo Democrático
Universidade regional de Blumenau
Aline Priscilla Laufer
Sabrina Wessler
RESUMO
O presente artigo mostra a importância da contabilidade para o fortalecimento do processo democrático. Procuramos enfatizar a contribuição da contabilidade como uma ferramenta de informação para o processo de tomada de decisão nos Conselhos Municipais. Além disso, como esta exerce um importante papel nas organizações governamentais, colaborando para o exercício da cidadania. Para isso, apresentaremos o resumo de uma pesquisa, realizada no município de Cornélio Procópio – PR, sobre a importância das informações contábeis nos Conselhos Municipais.
Palavras-Chave: Contabilidade, Cidadania, Conselhos Municipais.
1. INTRODUÇÃO
A cumplicidade entre os objetivos do governo e da comunidade em geral, um dos principais obstáculos à efetiva participação cidadã, é o ponto principal para a constituição de um Estado Democrático de Direito. Com base nessas informações, o trabalho foi conduzido com a finalidade de mostrar como a Contabilidade é capaz de introduzir uma maior transparência, confiabilidade e compreensibilidade das contas públicas municipais dos Conselhos Municipais da Saúde e da Educação, assim ajudando no fortalecimento do processo democrático.
A contabilidade é um importante instrumento de informação aos Conselhos Municipais, principalmente aos Conselhos Municipais da Saúde e da Educação. A realização deste trabalho prende-se ao fato de os Conselhos Municipais de Saúde e da Educação (CMSE), sendo mecanismos de controle social garantidor do processo democrático, são responsáveis pelo acompanhamento, fiscalização e apreciação, em primeira instância, das contas públicas municipais levadas à análise da Corte de Contas da Unidade Federativa.
A contabilidade era vista apenas como um instrumento para fornecer informações tributárias. Atualmente, com um mercado altamente