questões contabilidade
Álvaro
Soluções dos Exercícios das Aulas 1 e 2
1. Coloque V nas sentenças verdadeiras e F nas sentenças falsas, expostas a seguir.
a.( F ) Fibonacci recomendou a aplicação dos números negativos aos ativos inventariados, a exemplo dos estoques de mercadorias.
b.( V ) O Livro do Ábaco de Fibonacci não trata efetivamente do Ábaco, mas de métodos algébricos e sobre aritmética .
c.( F ) As práticas contábeis sistematizadas levadas a efeito pela comunidade islâmica e que foram relatadas por Ibn Taymiyyah são criações próprias dos mulçumanos , não influenciadas por outros povos.
d.( F ) Segundo Pijoan, especulando as origens dos números, ele afirma que a habilidade dos seres humanos para contar se inicia com os sumérios na Mesopotâmia.
e.( V ) Luca Paccioli recomendou o uso do Livro Razão como forma de permitir a verificabilidade dos lançamentos efetuados a débito e a crédito.
2. Coloque C quando a assertiva for certa e E quando a assertiva for errada.
a.( E ) As escolas do pensamento contábil desenvolveram os seus estudos para compreender as bases da prática contábil e não havia preocupação dirigida para apresentar definição cientifica da Contabilidade, segundo Herrmann Júnior.
b.( C ) A proposições de sistematização contábil apresentadas por Hippolito Vanier e
Degrange fundamentaram-se nas idéias empiristas científicas em voga na época.
c.( C ) Para a Escola Contista, a Contabilidade deveria se preocupar especialmente com o processo de escrituração e com as técnicas de registro através do sistema de contas. d.( C ) Para Edmundo Degrange os negócios de um comerciante deveriam ser controlados a partir de cinco contas objetos: mercadorias, dinheiro, efeitos a receber, efeitos a pagar e lucros e perdas, todas interagindo continuamente.
e.( E ) Edmundo Degrange com sua teoria das cinco contas afirmava que fazer lançamentos a débito e crédito nada tinha a ver com debitar ou creditar o