A inserçao do tecnólogo no mercado de trabalho
O CONTEXTO DO TECNÓLOGO NO MERCADO
RESUMO:
Este artigo tem como objetivo apresentar o surgimento do cursotecnólogo e sua prospecção em âmbito educacional e no mercado de trabalho. Apresentar suas habilidades e competências desenvolvidas durante o processo de formação, juntamente com os desafios enfrentados, tais como, o reconhecimento profissional, a certificação eaceitação em concursos públicos, além de sua importância e os diferenciais apresentados pelosprofissionais, que detém conhecimentos específicos e analíticos sobre a sua área de atuação.
PALAVRAS-CHAVE:
Tecnólogo, Empregabilidade, Competências e Habilidades.
1 INTRODUÇÃO
Com o intuito de exercitar a prática profissional, integrada ao suporte teórico e a produção do conhecimento através da vivência do saber conhecer e do saber fazer, a instituição implantou a ASPI (Atividade de Simulação Profissional Integrada). O objetivo é possibilitar um conhecimento que ultrapasse o limite de cada disciplina, verificando as atividades de cada uma no mercado de trabalho. Os conteúdos são apresentados de maneira que o aluno estude todas as disciplinas oferecidas na matriz curricular do curso, com equilíbrio. Visando atender as necessidades do mercado, que são baseadas na globalização, criaram-seos cursos de educação tecnológica com visão mais especifica sobre as áreas e seu tempo reduzido para a formação, além de sua capacidade de adequar o curso a realidade do mercado, sendo criadas por sua vez, leis estaduais e federais para amparar esse profissional que já existia em outros países tal como os Estados Unidos.
O mercado vem se inovando cada dia mais, exigindo uma adequação constante destes profissionais baseando-seem suas competências e habilidades, proporcionando grande abertura no mercado para os graduados como tecnólogos, provocando uma disputa por vagas entre pessoas de graduação em bacharelado tanto em empresas privadas quanto