a inovação presente na administração pública brasileira
Inovação dentro de organizações privadas, pois é o que mais se tem comentado no presente momento, especialmente dentro de um ambiente de mudança organizacional no qual muitas organizações estão inseridas para enfrentar os novos desafios propostos pelo século XXI.
Por que não pensar também nas organizações públicas?
Tendo como pano de fundos programas, projetos e atividades
Considerados inovadora pelo Programa Gestão Pública e cidadania. Essa é uma iniciativa da Fundação Ford e da Fundação
Getúlio Vargas, com apoio do BNDES, que tem como objetivo a disseminação e a premiação de práticas “revolucionarias” introduzidas por governos estaduais e municipais brasileiros.
As administrações públicos em países ditos desenvolvidos têm sido alvo de frequentes reformas, visando ao aumento da eficiência e da eficácia na prestação de seus serviços públicos.
O tema da inovação é sempre tratado como se fosse exclusivos das empresas privadas porém está também presentes nas organizações públicas.
Analisar o que tem sido feito no Brasil, sobretudo na esfera local, tomando como base algumas das iniciativas reunidas e premiadas pelo próprio Programa Gestão Pública e Cidadania é, acima de tudo descobrir que, nas diversas áreas de atuação do governo, entre elas Gestão e Planejamento, Educação, Saúde, Cidadania e direitos
Humanos e Desenvolvimento Econômico e Social.
,
Existe a possibilidade de se caminhar para uma proposta de reorganização, reinserção e reestruturação dos valores dentro das administrações públicas subnacionais, especialmente as de âmbito municipal, podendo todas elas serem resumidas em uma só palavra: “inovação”.
Medir quando um programa, atividade ou projeto pode ser inovador não é tarefa simples para os administradores públicos. Alguns programas trazem beneficio duplo: possibilitam a reintegração social dos trabalhadores envolvidos e elevam o nível de