Propriedade mecânica de callister
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES
CONCRETO COM ADIÇÃO DE
BORRACHA COMO AGREGADO
VITÓRIA - ES
2013
INTRODUÇÃO
Atualmente o concreto é o material mais consumido na Construção Civil, por isso devemos buscar métodos que possam proporcionar a ele mais eficiência, sem esquecer o ponto de vista ambiental. Neste aspecto, com foco no descarte de resíduos provenientes da reciclagem de pneus, procuramos dar a este material um destino racional, no ambiente da Construção Civil.
O descarte de pneus é um problema ambiental grave ainda sem uma destinação realmente eficaz e são muitos os problemas ambientais gerados pela destinação inadequada dos pneus. Se deixados em ambiente aberto, sujeito a chuvas, os pneus acumulam água, servindo como local para a proliferação de mosquitos. Se encaminhados para aterros de lixo convencionais, provocam "ocos" na massa de resíduos, causando a instabilidade do aterro. Se destinados em unidades de incineração, a queima da borracha gera enormes quantidades de material particulado e gases tóxicos, necessitando de um sistema de tratamento dos gases extremamente eficiente e caro.
Segundo o IBAMA, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poli esportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e calçamentos.
Na produção de calçamentos, a reutilização do pneu vem substitui em parte a quantidade do agregado miúdo do concreto, que assumi um papel importante na preservação do meio ambiente, pois, além de diminuir a extração de recursos naturais, como a areia, também pode diminuir o acúmulo desses resíduos nas áreas urbanas.
Esse tipo de calçamento pode ter maior resistência a deformações e não apresentar fissuras, além de vantagens técnicas haveria um ganho ambiental.