A iniciação esportiva através do lúdico
O futsal, o voleibol, o basquetebol e qualquer outro tipo de modalidade esportiva, praticado por alunos nas escolas devem ter um objetivo completamente diferente do que é executado para o rendimento. O professor tem que mostrar que nas aulas escolares ou nos seus treinamentos que não é só jogar a bola para os alunos que eles já saem praticando a Educação Física. O professor tem que ter em mente que no ambiente escolar existe os mais variados tipos de alunos, sem falar na diferença entre alunos e alunas, pois muitos não gostam de praticar determinada modalidade esportiva e tão pouco a Educação Física. Por este motivo às aulas devem atrair os alunos, fazer com que eles peguem o gosto e o habito pela prática de alguma modalidade e da Educação Física.
É através de pequenos jogos lúdicos que os atletas aprendem e conhecem os fundamentos e as regras do esporte, recriando situações reais, com isso consegue uma familiarização mais rápida do esporte praticado.
Os atletas ficam tão envolvidos com a atividade, que colocam na ação seu sentimento e emoção. No jogo simbólico constroem uma ponte entre a fantasia e realidade, tornando-os capazes de lidar com complexos e dificuldades psicológicas.
Este momento possui grande importância, pois contribui para o desenvolvimento do potencial integral do atleta. Proporcionando uma liberdade para o atleta criar e colocar em praticas suas ações, oportunidade de socialização e criando uma afetividade com o esporte, o descobrindo de uma forma simples e prazerosa.
Percebemos o quanto os atletas demonstram o sentimento da alegria e da descontração quando estão brincando.
Introduzindo o esporte através da ludicidade, estamos ajudando o atleta aprender a lidar com seus impulsos em busca da satisfação de seus desejos. Promovendo uma vivência diferenciada do seu cotidiano, aumentando suas experiências, fazendo com que vença as frustrações, estamos ensinando-o a agir diante das forças que operam