A infância subtraída: uma leitura do conto “a pequena vendedora de fósforos”, de andersen
4724 palavras
19 páginas
A INFÂNCIA SUBTRAÍDA: UMA LEITURA DO CONTO “A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS”, DE ANDERSENVagner Valentim de Lima (PIBIC UNISUAM) Profª. Drª Regina Michelli (UERJ/UNISUAM)
Porque a dor, esta falta d’harmonia,(...) Sem ela o coração é quase nada Camilo Pessanha
1. Apresentando o escritor
Hans Christian Andersen, dinamarquês, nascido em 1805 e falecido em 1875, foi um grande escritor de histórias infantis, considerado o mestre dos contos de fadas. Oriundo de família pobre, seu pai era um sapateiro e sua mãe uma lavadeira, mulher simples, do povo, o que explica as dificuldades de Andersen para conseguir educar-se. Essa origem, porém, proporcionou-lhe uma consciência de mundo mais ampla, mostrando-lhe que os obstáculos poderiam trazer grandes ensinamentos. Toda a sua família vivia em único cômodo – pai, mãe e o pequeno Andersen. O amor pela leitura foi fomentado pelo pai, homem culto e livre-pensador, que o ensinou a ler contando-lhe histórias. Fabricou um teatro de marionetes para o filho, com as quais ele chegou a encenar peças de Shakespeare. Com a morte do pai, quando o menino tinha onze anos, e o segundo casamento da mãe, Andersen, com apenas quatorze anos, vai para Copenhague, onde se torna inicialmente cantor e ator, dramaturgo e, finalmente, escritor, encontrando nesta última profissão o reconhecimento público por seu talento. Andersen foi, segundo apontam vários estudiosos, a primeira voz a elevar-se e contar histórias românticas para as crianças, enfatizando, em seus textos, diferenças e conflitos existentes em sua sociedade, o que pôde conhecer de perto graças à sua origem humilde e à sua vida adulta, em contato com a aristocracia.
Embora entre suas estórias haja muitas que se desenrolam no mundo fantástico da imaginação, a maioria está presa ao cotidiano. (...) Andersen teve bem a oportunidade de conhecer os contrastes da abundância organizada, ao lado da miséria sem horizontes. Ele mesmo
1
pertenceu a essa faixa social, - a da pobreza