A influência das tecnologias da informação e comunicação nas mutações do trabalho – o teletrabalho
A Influência das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Mutações do Trabalho – O Teletrabalho
Greicy Mara França Queiroz da Costa Profª do curso de Jornalismo da UFMS Doutoranda em Comunicação Social pela UMESP RESUMO Neste trabalho buscamos descrever a influência das tecnologias da informação e comunicação nas mutações do trabalho dando ênfase ao teletrabalho que através da internet, alterou profundamente as formas de trabalhar na comunicação. Quando nos referimos a tecnologia da informação estamos abordando tanto o aspecto tecnológico como o organizacional onde, o aspecto tecnológico refere -se aos processos de unificação das funções e do mercado de produtos já existentes de informática e de comunicação e essas tecnologias de tratamento da in formação impõe e facilitam alguns tipos de trabalho, como é o caso do teletrabalho, o que tem contribuído para gerar novos modos de exercer algumas profissões. Simultaneamente vária questões se levantam. Quais as vantagens e desvantagens? Será que vem a reduzir o desemprego?
Palavras-chave: Teletrabalho/Mutação no trabalho/Tecnologias da Informação e da Comunicação(NTIC)
INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS – setembro 2001
A Influência das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Mutações do Trabalho – O Teletrabalho
Greicy Mara França Queiroz da Costa Profª do curso de Jornalismo da UFMS Doutoranda em Comunicação Social pela UMESP
O termo tecnologia da informação teve seus princípios delineados no final dos anos setenta mas, somente ganhou força na década de noventa. Quando nos referimos a tecnologia da informação estamos abordando tanto o aspecto tecnológico como o organizacional.
O aspecto tecnológico refere-se aos processos de unificação das