ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E O TELETRABALHO
O TRABALHO EM QUALQUER LUGAR E A QUALQUER HORA…
ALVARO MELLO
APRESENTAÇÃO
“Dê-me isto aqui, que faço em casa e amanhã devolvo”. Quem já não ouviu esta expressão alguma vez na vida? Se ainda não ouviu, prepare-se, pois a tendência é de que a expressão se torne cada vez mais comum. Não da maneira amadora com que era proferida, mas de forma cada vez mais profissional: O Trabalho em Casa.
É disso que se trata “Teletrabalho (Telework) – O Trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora…”, obra que estou tendo a felicidade de apresentar. A razão deste júbilo, ou melhor, as razões, são várias, mas cito apenas três.
Em primeiro lugar, porque, para quem, como eu, que dedicou boa parte da vida profissional ao magistério, a transmissão de conhecimento ganha novos contornos, ainda mais quando se trata de área pouco explorada.
Também porque é gratificante ver novas gerações de jovens autores, como Alvaro Mello, coroar de êxito seu trabalho de tantos anos. E por último, mas não menos importante, por dividir assento no Conselho com este profissional, cuja obra demonstra seu interesse na evolução de sua classe.
As informações contidas em “Teletrabalho (Telework) – O Trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora…” são mais do que simplesmente “interessantes”. São o ponto de partida para uma reflexão quanto aos rumos das relações de trabalho e quanto à qualidade de vida dos trabalhadores nos grandes centros urbanos.
Considerando os dados do mercado norte-americano, onde esta “nova” forma de trabalho é bastante difundida, com cerca de 11 milhões de pessoas atuando a partir de suas próprias casas, é de supor que em São Paulo e Rio de Janeiro e outras tantas capitais e cidades com mais de 1 milhão de habitantes, as empresas descubram as vantagens de ter seus funcionários fora da sede.
Considerando que, segundo estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas