A Influência das Propagandas e dos Rótulos de Cerveja na Decisão de Compra do Consumidor.
KivianChaparro kika.chaparro@hotmail.com Larissa Rocha larissarocha_@hotmail.com Raquel Belalian kel_y3@hotmail.com Introdução
A evolução do setor cervejeiro no Brasil frente a um mercado cada vez mais competitivo e com preços equivalentes faz do conhecimento do comportamento do consumidor uma peça-chave para a conquista de diferenciais competitivos (Produto & Produção, vol. 14 n. 1, p.84-106, fev. 2013). Um desses diferenciais para um bom posicionamento no mercado é o poder de marca.
Em frente a uma gôndola de um supermercado o consumidor se vê obrigado a escolher entre variáveis marcas de produtos sobre as quais muitas vezes tem pouca ou quase que nenhuma informação. O consumidor busca, então, dicas nas embalagens ou em qualquer outra meio presente no momento, para auxiliar em seu processo de decisão.
Este poder fica evidente quando um consumidor se sujeita a pagar mais caro por um produto do que pelas outras marcas. Basicamente, as embalagens têm como função conter, proteger e vender o produto. São responsáveis pela última possibilidade de venda de uma mercadoria, é a única forma tangível de expressão da marca, sendo uma ligação material com a empresa que fabrica o produto.
Southgate (1994) comenta sobre mercados em que a importância da embalagem é notória, como perfumes, bebidas e cosméticos, e aponta duas características em comum: O nível de interação do consumidor com a embalagem é alto sempre que o produto é usado e as diferenças entre os produtos muitas vezes são difíceis ou quase impossíveis de serem detectadas.
Com relação ao consumo per capita de cerveja,Sindicerv (2007)afirma que o Brasil apresenta um valor relativamente baixo, menos do que países como Japão e México. Isso ocorre devido ao fato de o preço do produto ser alto para parte considerável dos consumidores, que possuem restrições de renda (Produto & Produção, vol. 14 n. 1, p.84-106, fev.