A influência da música no comportamento humano
Cássio Martinelli Comunicação Social- Publicidade e Propaganda, 1º ano, Unicentro
1. Resumo
Este trabalho terá por objetivo discorrer sobre a diversidade de manifestações musicais acompanhado de seu caráter axiológico, buscando através de pesquisa de campo e bibliográfica questionar a influência musical no comportamento humano.
Palavras-chave: Música; Personalidade; Identidade Cultural; Estilo; Influência. 2. Introdução
A música sempre esteve presente em todas as sociedades, variando de acordo com região, crença, língua, influência, entre outros, porém é inegável que seu caráter estético atinge a todos os que apreciam do mesmo estilo musical uniformemente, ou seja, todos aqueles que apreciam um determinado estilo musical estão livres de se encaixarem em determinada localidade, crença ou qualquer outra classificação. Ela se transforma em vários pontos durante sua história, está presente em vários rituais religiosos, em manifestações como no período da tropicália, transforma toda a sociedade jovem dos anos 90 através do clubber, e esta presente nos dias atuais como manifestação cultural e portadora de cerceamento social, que como veremos reproduz um mesmo eco para determinados grupos musicais e seus adeptos, como por exemplo o funk carioca. Nesse cerne pretendo expor no artigo como a música esta intrinsecamente ligada a determinados grupos.
O presente artigo fará uma explanação sobre os diferentes estilos musicais e seu impacto nos ouvintes, trata-se de um tema que nunca sairá de cena, pois sempre trará novos problemas teóricos e metodológicos das novas posturas musicais e sua identidade com o locutor, buscaremos refletir então como a música esta presente no século XXI, suas linguagens, práticas, abordagens e inserção no cume social.
Foi feito uma pesquisa com pessoas aleatórias e profissionais na área da música sobre o que a música influencia, como lugares que frequentam, se esse gosto musical define o estilo de