pinoquio as avessas
A abordagem comportamentalista entende que o desenvolvimento das habilidades são determinadas por suas relações como meio em que se encontram.
Jonh B. Watson foi o fundador do movimento comportamentalista na psicologia, definindo-a como a ciência do comportamento, sendo este um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. Ao enquadrar a psicologia como um ramo das ciências naturais, Watson considera a existência na continuidade entre o animal e o homem. Para os comportamentalistas, embora haja um maior requinte e complexidade no comportamento do homem em relação ao comportamento animal, ambos podem ser explicados pelos mesmos princípios. Desta forma, o objeto de pesquisa do comportamentalismo é o comportamento, humano e animal.
Para nortear as ideias desta abordagem é importante esclarecer o que os teóricos desta abordagem entendem por comportamento:
• Comportamento = resposta do organismo a um estímulo externo (meio ambiente).
• Estímulo = toda alteração do ambiente captada pelos órgãos receptores (dos sentidos).
• Resposta = alterações que ocorrem no organismo em função de estímulos externos.
Exemplificando...
Imaginemos um gato bebendo água. Ao ouvir um latido, o gato sai correndo. Podemos dizer que ao ouvir o estímulo latido, o gato emitiu uma resposta: o ato de correr. Isto é, um determinado estímulo provocou uma determinada resposta.
O que interessa à psicologia, portanto, é a relação entre estímulos e respostas, aspectos que podem ser empiricamente observados. Os comportamentalistas não desconsideram a existência de processos internos relacionados ao comportamento, mas atribuem o seu estudo à área da fisiologia, uma vez que não podem ser observados.
Logo, a preocupação dos comportamentalistas pode ser resumida em:
• Prever a resposta quando se conhece o estímulo
• Identificar o estímulo quando se conhece a resposta
O estudo do comportamento deve, pois, explicar a relação entre