A influência da cultura africana na cultura brasileira
1- Introdução
O tema “A influência da cultura africana na cultura brasileira”, foi escolhido de forma a mostrar aos alunos que muitas dos hábitos, das comidas e tradições que temos hoje tem haver com a influência da cultura africana.
A existência da escravidão no Brasil durante quase quatrocentos anos, além de ter constituído a base da economia material da sociedade brasileira, influenciou também sua formação cultural. A miscigenação entre africanos, indígenas e europeus é a base da formação populacional do Brasil. Dessa forma, a matriz africana da sociedade tem uma influência cultural que vai além do vocabulário. Historiadores , chegam a afirmar que essa cultura da diáspora negra, essa cultura dos africanos saídos do continente, caracterizada pelo otimismo, pela coragem, musicalidade e ousadia estética e política, foi incomparável no contexto da chamada Civilização Ocidental. Como não foi fácil a vida em terras americanas, precisando lutar para sobreviver, a criação cultural “com a expressão de liberdade que a cultura negra possui” foi “um lutar dobrado” para imprimir na cultura brasileira sua influência. Os autores escolhidos para fazer parte deste trabalho são:, Gilberto Freyre, Eduardo França Paiva, Ronaldo Vainfas, Tata Kisaba Kavinafé. Autores muito importantes com grandes obras como: Cultura e Opulência do Brasil, Casa-Grande & Senzala, Escravidão e Universo Cultural na Colônia, Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808), O sacrifício do povo africano cultura Afro – Americana.
2- Desenvolvimento
A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte etc. Não