Influências africanas na cultura brasileira
DE BERIMBAU À AGOGÔ:
AS INFLUÊNCIAS AFRICANAS NA MÚSICA BRASILEIRA
ASCURRA
2012
Colégio São Paulo
DE BERIMBAU À AGOGÔ:
AS INFLUÊNCIAS AFRICANAS NA MÚSICA BRASILEIRA
Professora: Luciana Fiamoncini
Alunos: Eloise Zimath
Fernanda Tambosi
Julia Orsi
Maria Luisa Barcelos
Vitor Possamai Neto
ASCURRA
2012
INTRODUÇÃO
O continente africano é amplamente conhecido pelas suas belezas naturais, principalmente quando se refere à grandiosa vida selvagem. Porém, o que encontramos de imenso neste continente é uma enorme diversidade física e sócio-econômica, pois existe neste espaço desde extensos vales férteis, aonde a vida parece não ter fim, até desertos gigantes, como é o caso do Saara, o maior do mundo. O contraste da pobreza e riqueza também é muito visível por toda sua extensão continental, sendo caracterizado principalmente pelas péssimas condições de vida em muitos países.
Neste trabalho abordaremos mais sobre a música africana e suas influências na música brasileira.
METODOLOGIA
A agência publicitária Devant utiliza para a realização deste trabalho seus melhores profissionais, que visam em demonstrar um pouco da música africana e também suas influências no Brasil. Os recursos utilizados neste trabalho foram de pesquisa em sites e revistas, a busca por instrumentos africanos e também a utilização de vídeos para melhor compreender o “funcionamento” da cultura musical africana.
DESENVOLVIMENTO
Nos primeiros anos de colonização, as ruas das recém-colonizadas cidades brasileiras já assistiam as festividades de coroação ao "rei do Congo", que representava uma sobrevivência do costume dos potentados bantos para animar suas excursões e visitas diplomáticas com danças e cânticos festivos.
A música “conguesa” ofereceu as bases do que hoje conhecemos como samba. O lundu tinha como coreografia a umbigada. Nas capitais, o lundu e o batuque foram se misturando a ritmos europeus como a polca e surgiram gêneros musicais