A influencia da nutrição na fisioterapia ocular
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
JOSEANE CALDAS
ARIELE BRITO
ARIANA SOUZA
A INFLUÊNCIA DA NUTRIÇÃO NA FISIOTERAPIA OCULAR
Alagoinhas – Bahia
2013
A INFLUÊNCIA DA NUTRIÇÃO NA FISIOTERAPIA OCULAR
É comum se ouvir falar que “os olhos são as janelas para o mundo”, mostrando sua importância para a vida. Existem algumas formas de melhorar esse sentido tão importante tendo uma melhor qualidade de vida, com olhos saudáveis e sem desconfortos.
Em saúde, a palavra-chave é sempre a prevenção, pois as pessoas não sabem que ao examinar os olhos, os profissionais podem, além de diagnosticar a saúde dos mesmos, identificar sinais de colesterol alto, deficiências no fígado, doenças autoimunes, distúrbios hormonais, pressão alta, diabetes e outros problemas de saúde.
A nutrição dos olhos é importante, pois ajuda a mantê-los saudáveis. Uma boa nutrição pode melhorar a saúde geral do olho, e alimentar as várias estruturas do mesmo (córnea, íris ocular, pupila ocular, cristalino, mácula, nervo óptico, retina). De acordo com a nutricionista Fabiela Mafissoni, certas vitaminas e nutrientes têm o poder de retardar a degeneração macular relacionada à idade – problema que pode levar à cegueira, entre outros males, como o ressecamento ocular e até a catarata.
A melhor forma de prevenção é o consumo de alimentos que protegem o desenvolvimento e progressão de problemas já existentes. Como exemplos, a vitamina A (presente na cenoura, abóbora, tomate, fígado de boi, leite, ovos, entre outros), Niacina (amendoim, salmão, atum), Riblofavina (fígado, leite, carne bovina), Tiamina (cereais integrais, farinha de aveia, carnes, nozes), Folato (brócolis, espinafre, tomate), vitamina E (óleos vegetais, gérmen de trigo), ômega 3 (salmão, atum, sardinha) e vitamina B12 (peixes, ovos, carnes, cereais integrais).
Quando uma doença se manifesta, normalmente é mais difícil o seu